Centenas de pessoas vestindo verde e amarelo participam, na tarde deste domingo (8), de um ato pedindo a volta do cumprimento da pena após condenação em segunda instância. A manifestação é realizada na Avenida Goethe, próximo ao Parcão, bloqueando trecho da via que segue em direção à Avenida Protásio Alves.
Políticos fizeram discursos sobre um caminhão de som. O senador Lasier Martins destacou que deve ocorrer na terça-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça a votação de um projeto de lei que, de maneira mais rápida, retoma essa possibilidade de cumprimento de pena — que foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês passado, permitindo a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele incentivou os manifestantes a enviarem e-mail para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), "para não atrapalhar mais e se render a vontade das multidões que saem às ruas".
Foram distribuídas máscaras com o rosto do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro e também havia faixas em apoio ao ex-juiz — numa delas, se lia "in Moro we trust" (em Moro, nós confiamos).
Um dos manifestantes, o advogado Luiz Antonio Romani, 68 anos, considerou a decisão do STF, de derrubar a prisão em segunda instância, "uma aberração" e destacou a importância dos eleitores pressionarem o Congresso Federal:
— Nos interessa a prisão de todos os meliantes após condenação em segunda instância, não apenas do Lula.