Em São Paulo para participar do leilão da PPP da Corsan, o governador Eduardo Leite afirmou que não foi comunicado sobre a saída do PSL de sua base, como divulgou o presidente do partido, Nereu Crispim. Leite concedia entrevistas a veículos de comunicação quando ficou sabendo da nota publicada pela legenda, assinada por Crispim.
O motivo do desembarque seria a contrariedade do PSL em relação aos projetos que alteram carreiras do funcionalismo público estadual, em especial as mudanças que atingem professores e policiais. Estaria alicerçada na crença do partido de que educação e segurança pública foram compromissos assumidos pelo partido durante a campanha eleitoral e, sendo assim, não é possível apoiar as propostas encaminhadas pelo Executivo à Assembleia.
O líder da bancada na Assembleia, deputado Luciano Zucco, afirmou que também não foi comunicado sobre a nota encaminhada ao governador. Sobre isso, Crispim afirmou que a decisão é do partido como instituição e que os parlamentares deveriam fazer o que acham que é correto. Zucco não apoia completamente o pacote enviado por Leite e garante que é preciso realizar ajustes nas propostas.
O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, afirmou que está confiante de que os três parlamentares do PSL na Assembleia irão continuar na base de sustentação da agenda proposta pelo governador. Em nota, ele elogia a atuação dos deputados e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Irigaray, deputado eleito pelo partido. Procurado, Ruy não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Nos bastidores, a informação é de que deputados do PSL já procuraram o governo para reafirmar o compromisso da bancada com a base.
Veja nota completa de Otomar Vivian:
"Até o momento o governo do Estado não recebeu nenhuma decisão oficial do partido. O governo reconhece a qualidade dos deputados estaduais do PSL, que até então tem votado favoravelmente aos projetos que compõem esta agenda para o desenvolvimento do estado do RS proposta pelo governador Eduardo Leite, como também tem contribuído para aperfeiçoar esses mesmos projetos. Além disso, cabe destacar ainda as positivas proposições dos próprios deputados cujos projetos de lei, especialmente voltados para área da educação e segurança, foram sancionados pelo governador Eduardo Leite. O governo confia plenamente no espírito público dos parlamentares Tenente Coronel Zucco, Capitão Macedo e Vilmar Lourenço, que têm participado com contribuições indispensáveis para que o Estado retome a sua capacidade de investimento, especialmente no enfrentamento da mais grave crise fiscal do Brasil e da história do RS.
Igualmente é reconhecido pelo governador, pelo governo e pelo Estado do RS, o trabalho competente e dedicado exercido a frente de uma das mais importantes secretarias de estado, que é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, comandada pelo deputado Ruy Irigaray. Pela responsabilidade que todos os gaúchos tem, especialmente os que são detentores de funções públicas, estamos confiantes que os parlamentares irão continuar na base de sustentação da agenda proposta pelo governador que é fundamental para o estado do RS".