A bancada do MDB na Assembleia Legislativa emitiu nota, na tarde desta quarta-feira (27), apontando contrariedade com o projeto apresentado pelo governador Eduardo Leite para mudar a carreira dos professores estaduais. A nota é assinada pelos oito deputados que compõem a maior bancada de apoio a Leite na Assembleia.
"Da forma que foi encaminhada, não concordamos com a proposta", afirmam os parlamentares.
Na sequência, os emedebistas indicam que, para votar favoravelmente à proposta, "será necessário um profundo e amplo diálogo com os parlamentares e com a categoria, no sentido de aprimorar o projeto e deixá-lo atrativo para os professores".
O projeto foi enviado pelo governador em regime de urgência e, pelos planos do Palácio Piratini, será votado entre 17 e 19 de dezembro. Na nota, a bancada de emedebistas também indica contrariedade com a urgência do tema:
"Pela importância e complexidade das matérias, entendemos ser necessário um prazo mais amplo para deliberarmos", diz o texto.
Os professores estão em greve desde o dia 18 deste mês, buscando pressionar o governo do Estado a recuar no pacote de ajuste fiscal.
Na terça-feira (26), a bancada do PSB, com três deputados, já havia se manifestado publicamente contra o projeto envolvendo o magistério. Dos projetos do pacote, o que envolve os professores é aquele com maior rejeição na Assembleia.
Leia a íntegra da nota da bancada do MDB:
Porto Alegre, 27 de novembro de 2019.
NOTA OFICIAL
Desde o protocolo do pacote do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, a bancada do MDB tem buscado compreender as propostas para unificar a posição de seus oito deputados. Temos nos reunido e dialogado com entidades sindicais dos servidores e técnicos do Executivo, bem como nossa assessoria tem estudado os projetos.
Da forma que foi encaminhada, não concordamos com a proposta que prevê alterações na carreira do magistério. Entendemos que será necessário um profundo e amplo diálogo com os parlamentares e com a categoria, no sentido de aprimorar o projeto e deixá-lo atrativo para os professores.
Pela importância e complexidade das matérias, entendemos ser necessário um prazo mais amplo para deliberarmos.
A bancada do MDB entende sua importância para a eventual construção de maioria no Parlamento, o que reforça a necessidade de plena compreensão das proposições, bem como um possível aperfeiçoamento das mesmas.
O senhor Chefe da Casa Civil do Governo do Estado foi comunicado dessas decisões pelo Líder da Bancada nesta tarde.
Bancada do MDB
Dep. Fábio Branco - Líder da Bancada
Dep. Carlos Búrigo
Dep. Edson Brum
Dep. Gabriel Souza
Dep. Gilberto Capoani
Dep. Sebastião Melo
Dep. Tiago Simon
Dep. Vilmar Zanchin