Apoiadores do ex-presidente Lula, que deixou a prisão na tarde desta sexta-feira (8), se reúnem no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, para comemorar a sua soltura. Quando a autorização foi anunciada, pouco depois das 16h, o movimento de pessoas ainda era pequeno. Na tarde desta sexta, diversos grupos eram vistos pelo centro da cidade e em demais vias próximas em deslocamento ao largo.
O ato estava marcado para as 17h30min. Depois da soltura de Lula, às 17h41min, o movimento começou a aumentar. Quando o ex-presidente começou a discursar, apoiadores seus choravam em meio a bandeiras vermelhas e cantos da militância, ao som de Como Nossos Pais, de Elis Regina, e Apesar de Você, de Chico Buarque.
Um balão inflável com a figura de Lula abraçando um mapa do Brasil era visto em meio à manifestação. Durante os protestos contra os governos do PT, ficaram famosos balões infláveis com Lula vestido de presidiário, chamados de "pixulecos".
Segundo organizadores do ato, a proposta é celebrar a liberdade do petista em meio a apresentações culturais.
Entre as atividades, o bloco Ai Que Saudades do Meu Ex, que desfilou no carnaval de Porto Alegre foi uma das presenças em cima do caminhão de som.
— É assim que vamos comemorar o fato de que a justiça está sendo feita. A prisão em segunda instância só foi feita para prender o Lula. Agora, voltamos a normalidade constitucional nesse país — afirma o representante da Frente Brasil Popular, Nasson Sant'anna.
Além da liberdade do ex-presidente, outras bandeiras foram levantadas pelos manifestantes. Um coro lembrou a vereadora Marielle Franco, assassinada junto de seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018.
"Lula livre, Marielle vive", gritava o grupo, que também fez menções, em diversos momentos, ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-juiz da Lava-Jato e atual ministro da Justiça e Segurança Sergio Moro.
Integrante do Comitê Lula Livre da Cidade Baixa, Eneida Brasil, estava entre os que comemoravam a soltura nesta tarde. Ela já estava no Largo quando o discurso do ex-presidente, feito logo após ele deixar a prisão, foi transmitido no local.
— É um misto de esperança e felicidade saber que Lula está de volta às ruas, de volta com o povo, na defesa do país. Esse ato hoje serve para celebrar, mas também para impulsionar o movimento para as próximas pautas que precisamos lutar, e para organizar a oposição necessária para o momento que estamos vivendo — afirma.
O ato também foi uma prévia do posicionamento do PT para as eleições de 2020. O presidente eleito do partido no RS, Paulo Pimenta, disse que quer eleger Manuela D'Ávila (PCdoB) à prefeitura de Porto Alegre. A ex-deputada foi candidata a vice na chapa de Fernando Haddad em 2018.
O deputado disse que, minutos antes, em cima do caminhão, recebeu uma ligação do ex-presidente. Lula disse que se prepara para voltar e pediu ao parlamentar agradecer aos manifestantes pelo ato na Capital.