O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, em entrevista, que o governador de São Paulo, João Doria, pode ser o candidato do DEM nas eleições presidenciais de 2022. As informações são do portal de notícias Jovem Pan.
— Acho que o Doria pode ser um ótimo candidato a presidente, pode ser o candidato do DEM a presidente — disse.
Segundo Maia, com o fim das coligações entre partidos a partir de 2020, o DEM quer ser o líder da centro-direita na política nacional. Por isso, Doria pode se candidatar à presidência sob a sigla.
— Como acredito que o DEM vai comandar a centro-direita, acredito no Doria comandando nossa candidatura presidencial — explicou.
O deputado, no entanto, refutou a possibilidade de uma fusão de seu partido com o PSDB, o atual partido do governador paulista.
— Não vejo o DEM querendo uma fusão, o DEM vai querer liderar o processo, agregando outros partidos. Não posso tratar o PSDB como um partido menor que o DEM, não sei se vamos conseguir esse encaminhamento em conjunto — disse. — Acho difícil que se construa numa fusão do DEM essa candidatura.
O presidente da Câmara também reconheceu que seu partido saiu muito fortalecido das eleições do ano passado, enquanto PSDB, MDB e outros da centro-direita não foram tão bem.
Para ele, enquanto o DEM vai liderar a centro-direita, o PSL pode ser o grande partido da direita. Apesar de ter críticas à sigla do presidente Jair Bolsonaro, Maia reconheceu que o partido está evoluindo.
— Eles têm um espaço só para eles na direita, mas precisa organizar melhor — disse. — Se eles forem competentes, constroem um partido de direita estruturado nessa agenda conservadora de valores — projetou.