A oposição, o MDB e outros partidos da base retiraram o quórum na sessão desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa que votava o projeto que autoriza o governador Eduardo Leite a indicar o presidente do Banrisul e sua diretoria.
Nenhuma proposta foi votada na Assembleia. O governo afirmou, na terça-feira pela manhã, que a tendência era pela aprovação de todas as matérias que estavam na pauta, incluindo o projeto que reajusta o salário mínimo regional em 3,4% — que também não foi apreciado pela Casa.
É a terceira semana seguida em que o governo tenta votar a proposta, mas, por falta de quórum ou de acordo, não consegue colocar em votação.
O projeto sobre o Banrisul era a primeiro a ser avaliado. O líder do MDB (maior bancada da base do governo na Assembleia), Fábio Branco, informou que a retirada do quórum está ligada a dúvidas remanescentes relacionadas à proposta.
Para ele, é necessário que o governo se manifeste a respeito do possível aumento de salários do presidente e dos seus diretores.
Nos bastidores, deputados do MDB afirmam que a segunda manifestação consecutiva do deputado Pedro Pereira (PSDB), na tribuna, contribuiu para a retirada do quórum. Pedro Pereira pediu para que os deputados votassem contra o projeto. Embora seja da base do governo Leite, ele também quer explicações sobre o aumento dos vencimentos no banco.