Presente à Festa Nacional da Cavalaria, em Tramandaí, na manhã deste sábado (4), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a redução de 30% no orçamento das universidades federais, anunciado esta semana pelo ministro da Educação, "não é um corte".
— Não é corte, é contingenciamento — declarou.
Mourão repetiu o que disse o MEC em comunicado: que a decisão "pode ser suspensa" se for aprovada a reforma da Previdência ou se a economia der sinais de retomada. Ele já havia afirmado que o corte é uma questão técnica, não ideológica.
Mourão ainda comentou o aumento do diesel em 2,56%, anunciado na sexta-feira (3). Disse que o assunto está nas mãos do minsitro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que estão conversando para "evitar uma ação precipitada dos caminhoneiros".
A Festa Nacional da Cavalaria homenageia o marechal Manuel Osório. O evento ocorre no Parque Osório, em Tramandaí, que leva o nome em homenagem ao militar, nascido no local em 1808.
Mourão veio acompanhado do comandante do Exército, general Edson Pujol. Na manhã deste sábado, assistiu a uma encenação em alusão ao Osório, que conta com 700 militares em trajes de época ou de combate, 137 cavalos, 48 viaturas (incluindo blindados de vários tipos) e três helicópteros.