O Ministério Público (MP) gaúcho concluiu a eleição interna e definiu, neste sábado (18), os três nomes que serão enviados a Eduardo Leite para que o governador decida quem vai chefiar o órgão até 2021. O atual procurador de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, recebeu 410 votos e está no topo da lista – que tem ainda Márcio Schlee Gomes (342 votos) e Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa (54 votos).
A lista será entregue na segunda-feira (21), às 15h, ao governador pelo procurador-geral de Justiça interino, Sérgio Guimarães Britto, e pelos integrantes da comissão eleitoral do MP. A partir de então, Leite terá 15 dias para escolher e nomear o titular do cargo.
Lista tríplice e Bolsonaro
A formação de uma lista tríplice também existe em âmbito federal para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), embora não seja obrigatória a indicação de algum componente desta lista pelo presidente da República, como é nos estados, por força constitucional.
Os dez candidatos que se inscreveram para o cargo, atualmente ocupado por Raquel Dodge, farão o primeiro debate público na sede da Procuradoria Regional da República no Pará, em Belém, na segunda-feira (20/5), às 15h.
Desde que foi eleito, Bolsonaro indicou que não tem compromisso com a lista tríplice para escolha do próximo titular da PGR. Raquel Dodge não se inscreveu para um segundo mandato.