O presidente Jair Bolsonaro chega aos cem dias de governo nesta quarta-feira (10) tendo cumprido 13 das 35 metas que estabeleceu para o período, segundo levantamento do portal Uol. O número equivale a 37% das metas divulgadas em documento, no final de janeiro, pela Casa Civil, que ressaltou que a gestão atual se comprometia a alcançar "metas objetivas" dentro do prazo estipulado.
Os ministérios da Economia e da Justiça foram os que conseguiram cumprir mais metas até o momento. Entre as propostas realizadas pela nova administração para o período, estão a proposta de pacote de combate ao crime organizado e a flexibilização da posse de armas.
Completam a lista de metas cumpridas o reforço no número de policiais federais destacados à Lava-Jato, as privatizações nos transportes, o estabelecimento de regras e critérios para ocupação de CCs, a reestruturação da EBC, a redução da máquina administrativa, a vinculação de autorização de concursos públicos a medidas de eficiência, o atendimento eletrônico de devedores dos órgãos federais, a criação de grupo de trabalho para discutir o programa Alfabetização Acima de Tudo, a aprovação da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, o Plano Nacional para Combate ao Lixo no Mar e a ampliação do prazo para programa de apoio à agricultura familiar.
Na lista de medidas que não serão finalizadas até esta semana há iniciativas como, por exemplo, a independência do Banco Central e a redução de tarifas do Mercosul.