Após anunciar que deixaria a magistratura para assumir um cargo político, o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, disse que não se vê "ainda como um político verdadeiro". Segundo o portal G1, Moro foi palestrante durante um evento sobre o mercado de construções sustentáveis no Brasil e no mundo, em Curitiba, nesta segunda-feira (5).
— Não pretendo jamais disputar qualquer espécie de cargo eletivo. Mas Ministério da Justiça e da Segurança Pública, para mim, eu estou em uma posição técnica, para fazer o meu trabalho — disse Moro na palestra, que durou cerca de uma hora.
Na ocasião, o juiz ressaltou ainda que mantém válida a promessa que fez em sua primeira entrevista como juiz da Lava-Jato, ainda em 2016, de que jamais entraria para a política.
Moro se afastou das atividades de juiz federal e da Lava-Jato logo após aceitar o convite para ser ministro da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em ofício, ele comunicou que ia sair de férias por 17 dias a partir de segunda e que vai pedir a exoneração da magistratura em janeiro.