Nos últimos 50 dias, eles percorreram o Brasil atrás do voto de 147.306.275 eleitores. Contaram suas histórias de vida, proclamaram seus feitos e desfiaram promessas. Encerrada a campanha neste 1º turno, chegou a hora do veredito solitário na cabine de votação. Para ajudar na decisão, GaúchaZH oferece um currículo resumido dos principais candidatos ao Palácio do Planalto. Confira abaixo a de Ciro Gomes (PDT).
Origem
Ciro Ferreira Gomes nasceu em 6 de novembro de 1957, em Pindamonhangaba (SP). Aos quatro anos, mudou-se com a família para Sobral (CE). Filho de uma professora e de um defensor público que mais tarde seria prefeito local, Ciro formou-se em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC) e deu aulas antes de enveredar pela política. Foi deputado estadual, federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e ministro da Fazenda e da Integração Nacional. Concorre pela terceira vez à Presidência.
Realização
Segundo governador mais jovem do país, Ciro assumiu o comando do Ceará aos 33 anos, em 1991. Eleito no primeiro turno, levou a todos os municípios um programa de agentes comunitários de saúde criado na gestão anterior. A ação levou assistência médica a 350 mil famílias, atingindo quase um terço da população cearense e acabou inspirando o Programa de Saúde da Família, do governo federal. A iniciativa rendeu a Ciro o prêmio Maurice Pate, do Unicef, inédito para governos latino-americanos.
Encrenca
Executivos da Galvão Engenharia disseram ter pago R$ 1,1 milhão em espécie e R$ 5,5 milhões em doações eleitorais a Lúcio Gomes, em troca de pagamentos por obras no Ceará na gestão de Cid Gomes (2007-2014). Lúcio e Cid são irmãos de Ciro. Os delatores entregaram extratos bancários, e-mails e planilhas e afirmaram que Ciro e Cid procuravam "dar aparência institucional" aos repasses. O candidato nega as acusações:
— É mentira. Em 38 anos de vida pública, nunca me envolvi em escândalo.
Proposta
Ciro promete tirar 63,4 milhões de brasileiros do SPC. O candidato pretende impor negociação coletiva para reduzir em pelo menos 70% os débitos, retirando quase todo o juro. A dívida restante seria parcelada em 36 meses, com três meses de carência, por meio de linha de crédito em bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica. As mensalidades teriam como fiadores 10 amigos do devedor.
Curiosidade
Célebre pela velocidade com que mistura assuntos complexos como astrofísica e ictiofauna (conjunto de peixes de uma região), numa mesma argumentação, Ciro é autor de três livros: No País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995); e Um Desafio Chamado Brasil (2002). Aprovado em primeiro lugar no vestibular para Direito e professor de direito constitucional e tributário, versa em suas obras sobre economia política, tema de seus estudos na Harvard Law School, nos EUA.