A Câmara de Vereadores de Bagé aprovou e divulgou, nesta segunda-feira (5), uma moção de repúdio referente a passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela cidade. O petista tem comício marcado no município em 19 de março, agenda que, segundo o vereador que idealizou a proposta, Antenor Teixeira (PP), tem gerado alvoroço.
Entre os 17 parlamentares, 14 assinaram o documento (dos que não validaram a iniciativa, dois são petistas e uma estava viajando). O documento será remetido à presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, ao presidente estadual da sigla, deputado federal Pepe Vargas, e ao presidente municipal do partido, Flavius Dajulia.
Conforme Teixeira, a motivação se deu pelo mal-estar em receber um condenado pela Operação Lava-Jato e porque pessoas o teriam procurado para que algo fosse feito.
— Me surpreendeu a repercussão disso. Não só na imprensa, mas no Facebook também. Tem gente contra e a favor. Como vão fazer carreata por um cara condenado a quase 13 anos de prisão, em segunda instância? Foi uma maneira de demonstrar nossa insatisfação — destaca Teixeira.
O integrante do PP afirma ainda que a ação não é pessoal contra Lula, e que possivelmente faria algo parecido caso qualquer outro político condenado tivesse escala para atividade política em Bagé. Em sua conta pessoal do Facebook, Teixeira postou:
"O repúdio é motivado pelas informações da imprensa de que o ex-presidente Lula fará uma caravana pelo Sul do país, tendo início em Bagé. A nossa Rainha da Fronteira não pode receber um condenado pela Justiça Brasileira e um dos grandes responsáveis pela instauração da corrupção desgovernada no Brasil. O povo brasileiro está cansado de ver sujeitos presos por condenações ínfimas e crimes de menor potencial ofensivo, enquanto um ex-presidente é condenado a mais de 12 anos de prisão, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e continua livre, realizando caravanas de cunho político pelo nosso país. A grande maioria do povo de Bagé, representados por nós vereadores, não desejam a vinda do ex-presidente à nossa cidade (...)."
Teixeira complementa que não há qualquer tipo de protesto organizado até o momento para os dias em que Lula estará na cidade fronteiriça. Porém, ele afirma que já recebeu pedidos de integrantes da sociedade civil para programar algo, mas que, devido a outros afazeres profissionais, não tem condições de promover nada.
Confira a íntegra da moção de repúdio:
Exmo Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé
REQUER MOÇÃO DE REPÚDIO PELA VINDA DO EX-PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA A CIDADE DE BAGÉ/RS.
Os Vereadores que este subscrevem submetem à consideração de V. Exª e do Colendo Plenário a aprovação e encaminhamento à presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Senadora Gleisi Hoffmann, ao Presidente Estadual do PT, Deputado Federal Pepe Vargas, ao Presidente Municipal do PT, Flavius Dajulia, MOÇÃO DE REPÚDIO pela vinda do Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva a cidade de Bagé/RS.
O repúdio é motivado pelas informações da imprensa de que o ex-presidente Lula fará uma caravana pelo Sul do país, tendo esta início na nossa cidade de Bagé, mais precisamente em evento a ser realizado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
A nossa Rainha da Fronteira não pode receber um condenado pela Justiça Brasileira, considerado um "bandido político", e um dos grandes responsáveis pela instauração da corrupção desgovernada no Brasil.
A Justiça Brasileira, mais especialmente o Juiz Sérgio Moro e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, comprovaram que ninguém está acima da lei, tampouco um ex-Presidente da República.
O povo brasileiro está cansado de ver sujeitos presos por condenações ínfimas e crimes de menor potencial ofensivo, enquanto um ex-presidente é condenado a mais de 12 anos de prisão, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e continua livre, realizando caravanas de cunho político pelo nosso país.
A grande maioria do povo de Bagé/RS não quer a vinda deste condenado à nossa cidade, exceto aqueles defensores dos chamados "bandidos de estimação".
É por tudo isso que estes vereadores, representantes do povo de Bagé, REPUDIAM DE FORMA VEEMENTE A VINDA DO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA E CONDENADO, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, À CIDADE DE BAGÉ.
Sala das Sessões da Câmara, em 05 de março de 2018.
Assinaram o documento:
Antenor Teixeira - PP
Sonia Leite - PP
Ramão Bogado - PTB
Luis Alberto Silva PSB
Antônio Carlos Garcia - PTB
Marina Portella - PTB
Júlio Jardim - PMDB
Lia Rejane - PTB
Graciano Pereira - DEM
Jeferson Dutra - PSC
Edimar Fagundes - PRB
Augusto Lara - PDT
Graziane Lara - PTB
Omar Ghani - PR
Não assinaram:
Maria Beatriz Silveira de Souza - REDE
Rafael da Silva Rodrigues (Fuca) - PT
Lélio Nunes Lopes Filho (Lelinho) - PT
A reportagem tentou contato por telefone com os vereadores do PT, mas ainda não obteve retorno.