Após o assassinato da vereadora Mairielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, na noite da quarta-feira (14), homenagens tomaram conta das redes sociais. Um vídeo feito pela influenciadora digital Ana de Cesaro, com mais de 1,6 mil compartilhamentos nas redes sociais, foi também exibido durante o intervalo do Jornal Nacional, na edição desta quinta-feira (15).
A exibição faz parte da campanha "Tudo começa pelo respeito", um esforço da emissora para ampliar a discussão sobre os direitos de mulheres, idosos, LGBTs, negros, deficientes, religiosos, soropositivos e públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito.
Marielle foi assassinada a tiros, na noite de quarta, pouco depois de falar para um grupo de mulheres negras, em um evento na Lapa, no Rio de Janeiro. A vereadora foi atingida por quatro disparos na cabeça. Além de Marielle, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Ele foi atingido por pelo menos três tiros nas costas. Uma assessora da parlamentar, que estava no carro, sobreviveu ao ataque. Ainda não se sabe a motivação do crime, a polícia trabalha com a hipótese de execução.