Durante o 5º Jantar de Abertura do Ano Legislativo organizado pela Revista Voto no hotel Sheraton, em Porto Alegre, na noite de segunda-feira (26), o ministro das Relações Institucionais, Carlos Marun, disse que Michel Temer "é o melhor presidente da história do Brasil por hora de mandato". Ele estava acompanhado do chefe do gabinete de segurança institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.
Sobre a reforma da Previdência, o ministro reconheceu:
— Perdemos essa batalha. Pois bem, a reforma da Previdência sai do Congresso e vai para os palanques. Sai dos painéis do Legislativo e se dará no voto.
Após o evento, a jornalistas, Marun voltou a afirmar que não disputará cargo público em 2018 e que deu a palavra ao presidente Michel Temer de que ficaria em sua equipe até o fim do ano.
Já Etchegoyen falou sobre a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. Ao responder às críticas recebidas ao fato de moradores estarem sendo fotografados por militares do Exército no acesso às favelas, o ministro fez uma comparação inusitada:
— Nenhum de nós se incomoda de ser fotografado para passar na imigração dos Estados Unidos para ir comprar enxoval do neto ou do filho — comparou.