O presidente Michel Temer convocou para quinta-feira (1º), 11h, no Palácio do Planalto, uma reunião com governadores para falar sobre combate à violência já com Raul Jungmann como titular da recém criada pasta da Segurança.
Foram convidados todos os governadores do país. Além de Jungmann, vão participar do encontro os ministros Torquato Jardim (Justiça), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria Geral), além do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen; o ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, líderes no Congresso e os presidentes da Câmara, Rodrigo Garcia, e Senado, Eunicio Oliveira.
Nesta segunda-feira (26), Temer assinou a medida provisória (MP) que cria o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Mais cedo, a Presidência da República já havia anunciado que o chefe da pasta será o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann. A posse de Jungmann será nesta terça-feira (27), às 11h, no Palácio do Planalto. Ato ocorre após o governo federal anunciar intervenção no Estado do Rio de Janeiro.