Na tarde desta sexta-feira (1º), a partir das 14h, será dada sequência aos depoimentos das testemunhas de defesa da ex-governadora Yeda Crusius, que responde a uma ação de improbidade administrativa que corre contra ela, no caso Rodin. Yeda responde ao processo na Justiça Federal de Santa Maria.
Para a tarde desta sexta, serão ouvidas sete pessoas apontadas pela defesa de Yeda, que atualmente é deputada federal. São elas: Elói Francisco Guimarães (secretário de Administração e de Recursos Humanos), Edson Francisco Pacheco Guimarães, Francisco de Assis Cardoso Luçardo (chefe-adjunto da Casa Civil e secretário de Transparência), Maria Leonor Luz Carpes (secretária de Administração), Ricardo Englert (secretário da Fazenda) e Sérgio Fernando Elsenbruch Filomena (diretor-presidente do Detran). Também está previsto o depoimento, por meio de carta precatória, do prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves (PDT).
No primeiro dia de depoimentos, que ocorreu na quinta-feira (30), foram ouvidos: Adilson Troca (que foi líder do governo Yeda na Assembleia Legislativa), Ana Maria Pellini (ex-secretária Geral de Governo e presidente da Fepam), Ildo Mário Szinvelski (que foi diretor-técnico do Detran em 2009).
As audiências são realizadas na 3ª Vara Federal, por videoconferência, em Santa Maria.