O pacote de recuperação financeira do Estado anunciado na segunda-feira pelo governador José Ivo Sartori foi entregue nesta terça, por volta das 15h30min, à Assembleia Legislativa. Acompanhado do subchefe da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, o vice-governador José Paulo Cairoli levou ao Legislativo as 40 medidas, que estão divididas em 16 projetos de lei e seis propostas de emenda à Constituição.
Entre outras medidas, o pacote prevê a extinção de nove fundações estaduais e o desligamento de funcionários celetistas destas entidades. Insatisfeitos com a proposta, servidores fazem uma mobilização em frente ao Piratini desde o início da tarde.
No Diário Oficial desta terça, foi publicado um decreto de calamidade financeira. A intenção, segundo Sartori, é sensibilizar a União. Com a calamidade, o Piratini pode abrir o caminho para receber um socorro da União, a exemplo do que ocorreu com o Rio de Janeiro, auxiliado em R$ 2,9 bilhões pelo governo Temer.
Sartori encontra-se em Brasília para uma reunião de governadores com o presidente Michel Temer o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).