O presidente Michel Temer recebe, nesta segunda-feira, visitas de cortesia de alguns dos chefes de Estado que vieram ao Brasil participar da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Às 10h30min, Temer recebeu, na rampa do Palácio do Planalto, o secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres.
O encontro da CPLP terá início às 15h25min no Palácio do Itamaraty, com a recepção aos chefes das delegações dos países participantes. Ainda pela manhã, no Planalto, Temer teve encontros prévios com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa às 11h; e com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, às 11h30min. Também estão previstos encontros com o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, com o presidente do Timor Leste, Taur Matan Ruak, e o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo.
Leia mais
Base de Temer vai comandar 81% do eleitorado do país
Repatriação deve ultrapassar expectativa do governo
Estados têm desequilíbrio nos gastos com ativos e inativos
Cooperação será aprofundada
A CPLP é uma conferência que tem como objetivo aprofundar a cooperação entre nove países membros, com o objetivo de avançar em projetos em áreas como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.
Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O encerramento da CLPL, que em 2016 comemora 20 anos, será na terça-feira (1º de novembro).
Ao final do evento no Itamaraty, será definido, por meio da Declaração de Brasília, o plano de trabalho da organização para os próximos anos. Neste ano, o tema da conferência é a agenda para desenvolvimento sustentável em 2030. Caberá ao Brasil presidir o grupo pelo próximo biênio, no lugar do Timor Leste.
A sessão de trabalho da conferência está prevista para às 17h, após a cerimônia de recepção das delegações no Itamaraty e da sessão de abertura. Às 20h, Temer oferecerá, no Palácio do Alvorada, um jantar em homenagem aos chefes de delegações.