A entrada de Vieira da Cunha (PDT), que retirou a candidatura à prefeitura na sexta-feira, como vice na chapa de Sebastião Melo (PMDB) começou a ser negociada neste sábado, confirmaram fontes ligadas aos dois partidos.
A primeira vez que o assunto entrou na pauta dos partidos foi em um almoço na casa do vereador e presidente municipal do PDT Nereu D'Ávila. Estiveram na reunião o presidente estadual do PDT, deputado Pompeu de Mattos, o ex-deputado federal Luiz Fernando Zachia (PMDB), o vereador Reginaldo Pujol (DEM), o presidente municipal do PMDB, Antenor Ferrari, e o próprio Sebastião Melo.
Leia mais
Vieira da Cunha desiste da candidatura à prefeitura de Porto Alegre
Confira a lista dos candidatos a prefeito da Capital
Em convenção, PT confirma candidatura de Raul Pont
Nenhum partido reconhece ter dado início às conversas. Pedetistas dizem que a ideia teria partido de Melo. Vieira da Cunha é visto como um reforço para tornar a chapa liderada pelo PMDB mais competitiva e trazer um PDT unido. Seria uma indicação incontestável, enquanto os outros nomes cogitados, Mauro Zacher e Juliana Brizola, encontram restrições no PMDB e inclusive dentro do próprio PDT. A ideia de Melo, segundo fontes, seria que os 14 partidos da coligação pressionassem Vieira para que o ex-deputado e ex-secretário estadual da Educação aceite.
Presidente do PMDB da Capital, Antenor Ferrari confirma que existem conversas sobre a possibilidade de ingresso de Vieira na chapa majoritária. Mas nega que existam restrições do partido – tanto Zacher quanto Juliana seriam bem aceitos, garante.
Já os peemedebistas dizem que a ideia de ter Vieira na chapa foi suscitada pela primeira vez nesta reunião-almoço, no sábado, por Nereu e Pompeu. Pedetistas consultados por ZH confirmam que as conversas estão em andamento e terão continuidade neste domingo. Dizem, contudo, que Vieira ainda não foi informado do cenário. Ele estaria ainda chateado pela falta de apoio que o levou a retirar a candidatura, e há dúvidas sobre as reais chances de aceitar o convite para vice.
– Ele é muito colorado, vamos ver o jogo hoje e, se o Inter ganhar, já dá para falar com ele – diz um líder do partido.
A convenção do PDT, quando o partido oficializará o rumo para a eleição de outubro, está marcada para a próxima quarta-feira.