O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), parabenizou o presidente interino Michel Temer por suspender as nomeações políticas em estatais.
Em nota, Renan afirmou que aplaude "a decisão do presidente da República, Michel Temer, em suspender as nomeações para a diretoria e presidência das estatais, além dos fundos de pensão. É uma decisão oportuna e que repõe os critérios técnicos para preenchimento de cargos estratégicos no país".
A decisão de Temer foi anunciada na tarde desta segunda-feira e vale até que seja aprovado pelo Congresso o projeto que impõe novas regras para a governança de estatais e fundos de pensão. A proposta já foi aprovada pelo Senado e está sob avaliação na Câmara dos Deputados.
Leia mais:
Temer suspende nomeações para estatais e fundos de pensão
Temer decide manter ministro do Turismo e advogado-geral da União
Promessa de Temer para acabar com corrupção "parece vazia", diz The New York Times
Renan afirmou que os projetos mencionados pelo presidente interino como prioritários também fazem parte da agenda emergencial do Senado e do Congresso, em referência ao projeto que determina que as designações só serão feitas com pessoas de "alta qualificação técnica" e preferencialmente "integrantes dos quadros" dessas empresas e órgãos.
Renan confirmou que o Senado votará nesta terça-feira a nova Lei de Finanças Públicas, que atualiza a Lei Geral de Orçamentos (Lei 4.320/1964), aprovada pouco antes do golpe militar de 1964. O presidente do Senado também relembrou que recebe, nesta semana, governadores de diferentes Estados para iniciar a discussão sobre a ampliação do Supersimples, sistema diferenciado de tributação para micro e pequenas empresas.