Os presos na Operação Concutare podem ser divididos em dois grupos: os que falam e os que exercem o direito constitucional de permanecerem calados. Ex-presidente da Assembleia, ex-vereador e ex-secretário estadual e municipal, Luiz Fernando Záchia está no enxuto grupo dos que optaram por falar. Respondeu a tudo o que lhe foi perguntado na Polícia Federal. Por isso, seu depoimento no dia 1º de maio durou mais de cinco horas. Se suas respostas convenceram ou não os delegados da Polícia Federal,é outra história.
- Falei porque não tenho nada a esconder. Esperava ter esclarecido todas as dúvidas, por isso me surpreendi quando me mandaram de volta para o Presídio Central depois do depoimento - disse Záchia a Zero Hora ontem, na primeira entrevista desde que saiu da prisão.
O ex-secretário está convencido de que entrou na mira da Operação Concutare em novembro do ano passado, a partir de uma viagem à Espanha, em que fez palestra sobre a revitalização da orla do Guaíba, indicado pelo ex-deputado Berfran Rosado (PPS, futuro MD), dono do Instituto Biosenso. Záchia soube agora que quatro agentes da Polícia Federal viajaram a Madri para acompanhar o congresso e monitoraram os passos dele, de Berfran e do ex-secretário Giancarlo Tusi Pinto, sócio da Biosenso. Dessa viagem, participou também a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, à época recém-eleita, mas ela não é alvo da investigação.
Ex-colega de Berfran na Assembleia e no secretariado de Yeda Crusius, Záchia foi flagrado em conversas telefônicas com ele e com Giancarlo Tusi Pinto, outro investigado. Como os dois optaram por não se manifestar, alegando que antes precisam conhecer todos os detalhes do inquérito, algumas respostas de Záchia devem ser confrontadas com as versões dos dois. Em resposta aos pedidos de entrevista, o advogado de Berfran, Luciano Feldens, tem dito que ele falará nos próximos dias.
Na PF, um dos que mais falaram foi Ricardo Pessoa, funcionário da Fepam, que fez acordo de delação premiada. Ele trabalhava na área de mineração e foi preso com R$ 350 mil.