A cidade de Cuiabá promete ter um dos segundos turnos mais apertados das eleições municipais deste domingo (27) em todo o Brasil. A disputa deve ser acirrada até o fim da apuração, entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).
No primeiro turno, Abílio terminou na frente, com 39,61% dos votos válidos. Já Cabral somou 28,31%, na segunda colocação. Os votos do terceiro colocado, Eduardo Botelho (União Brasil) chegaram a 27,77%.
A pesquisa mais recente, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (25), ilustra o equilíbrio. Os dois oscilam dentro da margem de erro da pesquisa, 3,5 pontos percentuais, o que indica um empate técnico.
Na pesquisa estimulada, Abílio Brunini aparece com 48,3% das intenções de voto, contra 43,1% de Lúdio Cabral. O cenário é semelhante na pesquisa espontânea: 38% a 33,4% a favor de Brunini.
Outras duas pesquisas divulgadas ao longo da semana, pelos institutos AtlasIntel e Percent, na terça (22) e quarta-feira (23) respectivamente, também mostraram os candidatos oscilando dentro das margens de erro.
Quem são os candidatos
Abílio Brunini tem 40 anos e é natural de Cuiabá. Arquiteto, foi vereador da capital do Mato Grosso eleito pela primeira vez em 2016. Na eleição de 2022, foi o segundo candidato mais votado para deputado federal, com mais de 87 mil votos. A vice da chapa de Brunini é a Coronel Vânia (Novo).
Já Lúdio Cabral tem 53 anos e é natural de Rio Verde (GO). Médico, foi eleito vereador de Cuiabá pela primeira vez no pleito de 2004. Concorreu à prefeitura em 2012, mas na ocasião perdeu para Mauro Mendes. Atualmente, é deputado estadual pelo Mato Grosso. A vice da chapa de Cabral é Rafaela Fávaro (PSD).