Os votos nulo e em branco são opções disponíveis para todos os eleitores que irão às urnas neste domingo (27) para o segundo turno das eleições 2024. Antes de votar, porém, é importante ter em mente que eles não interferem no resultado do pleito, uma vez que são considerados inválidos em todas as eleições brasileiras.
O que irá contar para os cálculos eleitorais é a maioria absoluta de votos válidos. A Constituição Federal assegura que os votos nulos e em branco sejam desconsiderados. Vale ressaltar que eles não vão para nenhum partido ou candidato.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antigamente, o voto em branco significa que o eleitor estava satisfeito com qualquer candidato que vencesse a disputa eleitoral, e o voto nulo era uma forma de protesto contra as opções disponíveis. Atualmente, as duas opções são consideradas apenas um registro de insatisfação com os candidatos, sem diferenciação.
Ainda, o órgão garante que não é possível anular uma eleição por votos em branco ou nulos. Mesmo que mais da metade dos eleitores opte por anular ou votar em branco, o único impacto no pleito é a diminuição da quantidade de votos válidos que um candidato precisa para ser eleito.
Como votar em branco ou nulo?
- Para votar em branco, é necessário que o eleitor pressione a tecla "Branco" na urna eletrônica e, em seguida, a tecla "Confirma"
- Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, "00", e depois a tecla "Confirma"