Após o anúncio do apoio do PSDB ao candidato Sebastião Melo (MDB) na disputa de segundo turno à prefeitura de Porto Alegre, no início da tarde desta quarta-feira (9), o governador Eduardo Leite, principal expoente dos tucanos no Estado, manifestou-se sobre a aliança e ressaltou a decisão do partido de apoiar o emedebista ante a candidata do PT Maria do Rosário.
— O prefeito Melo participa do MDB, um partido que participa da nossa base aliada, partido do nosso vice-governador (Gabriel Souza), com quem temos mais aproximação do ponto de vista programático. A aproximação programática é naturalmente com o prefeito Melo. O PSDB tem sua instância municipal, deverá encaminhar seu apoio a Sebastião Melo. Então é isso. Naturalmente isso nos aproxima da candidatura de Sebastião Melo — declarou Leite.
O governador afirmou ter sido procurado também por Maria do Rosário, a quem teceu elogios, e não descartou um trabalho conjunto em caso de vitória da petista:
— Todos os dois candidatos me procuraram. Eu faço parte de um grupo político, eu tenho uma impressão pessoal, mas converso com o grupo, com quem está no nosso entorno. A deputada Maria do Rosário tem, da minha parte, muito respeito, pelo trabalho dela, pela sua pauta de ação. Ela conversou comigo uma conversa muito leal, e, se o povo de Porto Alegre decidir elegê-la, trabalharei conjuntamente com ela.
Uma participação ativa de Eduardo Leite na campanha de Melo é esperada pela candidatura do atual prefeito, mas o govenador evita detalhar a forma e intensidade como isso poderá se dar:
— Não discutimos nada disso. Primeiro tinha que o partido vencer sua etapa de discussão. A discussão sobre a minha participação vai ser feia a partir desse momento.
Em 2022, Melo apoiou adversário de Leite
Em 2022, quando Leite concorreu contra Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado, não contou com o apoio de Sebastião Melo (MDB). À época, o prefeito de Porto Alegre apoiou o candidato de Bolsonaro no Rio Grande do Sul.
Maria do Rosário, por sua vez, relata ter votado em Leite naquele momento — uma vez que o então candidato petista Edegar Pretto não chegou ao segundo turno daquele pleito.
Questionado o quanto este histórico de 2022 pesa neste momento, Leite afirmou:
— Está pesando desde este momento em que estou dizendo que a candidata Maria do Rosário tem o meu respeito. Insisto: temos visões divergentes. Naquela eleição de 2022, tínhamos uma eleição que envolvia componentes nacionais, questões democráticas, de enfrentamentos muito mais acirrados do que se vê numa eleição municipal, que se trata de administração e gestão da cidade, menos sobre estruturas institucionais relacionadas à democracia como envolvia aquela eleição.
Decisão do partido
O PSDB de Porto Alegre decidiu, por aclamação, nesta quarta-feira (9), apoiar o candidato Sebastião Melo na disputa de segundo turno à prefeitura de Porto Alegre contra a candidata Maria do Rosário (PT). A decisão foi tomada em reunião ampliada do diretório municipal do PSDB.
A iminência da aliança já estava caracterizada na terça (8), quando houve encontros entre representantes do MDB e do PSDB — incluindo o governador Eduardo Leite, principal nome dos tucanos no Rio Grande do Sul.
— O PSDB é um dos poucos partidos que oficialmente é oposição ao PT no Brasil. A relação do PSDB e do MDB no Estado é histórica — disse, nesta quarta-feira (9), o presidente do PSDB em Porto Alegre, Moisés Barboza.