Após uma campanha conturbada e cheia de polêmicas, os candidatos à prefeitura de São Paulo foram às zonas eleitorais para votar neste domingo (6). Em boletim emitido às 9h30min, o Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que 13 urnas eletrônicas foram substituídas devido a problemas técnicos na capital paulista.
Atual prefeito e candidato à reeleição pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Ricardo Nunes votou na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro do Socorro, zona sul da cidade. Ele estava acompanhado de apoiadores, do candidato a vice-prefeito Mello Araújo, do Partido Liberal (PL), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
— Hoje, a população vai para as urnas podendo ter tranquilidade para tomar sua melhor decisão. Tenho certeza de que estaremos no segundo turno e, a partir de amanhã, começaremos uma nova etapa, que vai mostrar, pelo resultado das urnas, que a população repudia os ataques e mentiras — disse à imprensa.
Guilherme Boulos (PSOL)
Acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da sua candidata à vice, a ex-prefeita Marta Suplicy, do Partido dos Trabalhadores (PT), Guilherme Boulos (PSOL) votou por volta das 9h30min. O psolista registrou seu voto no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo Dom Agnelo Rossi Cardeal, na Vila Pirajussara.
— Vir aqui votar no CEU Campo Limpo ao lado da minha casa é simbólico porque São Paulo tem a chance de eleger pela primeira vez alguém que mora na periferia — disse ao destacar que o Centro é obra do mandato de sua vice, Marta Suplicy.
Boulos também estava acompanhado da esposa, Natália Szermeta, suas filhas, e da ministra dos Povos Originários, Sônia Guadalajara. Após confirmar o voto, ele falou sobre a campanha eleitoral, com referência ao falso laudo médico divulgado pelo concorrente Pablo Marçal (PRTB) e afirmou estar "confiante".
— O que era possível fazer para combater a baixaria na eleição e a mentira, nós fizemos. Tanto na postura nos debates, que foi propositiva e respeitosa, e tanto entrando na Justiça Eleitoral para desmascarar farsas. Eu confio na Justiça e vamos esperar o tempo dela — disse à imprensa.
Tabata Amaral (PSB)
Candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Tabata Amaral na Vila Missionária, zona sul de São Paulo. Ela chegou a uma escola municipal por volta das 10h, acompanhada do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e da sua candidata a vice, Lúcia França.
Após votar, Tabata falou rapidamente à imprensa. A candidata destacou estar orgulhosa e definiu sua campanha como "propositiva".
— Independentemente do que aconteça, e eu realmente acho que as urnas vão surpreender, vocês vão me ver aqui e vão me ter aqui, lutando e brigando todos os dias.
José Luiz Datena (PSDB)
Em sua primeira eleição como candidato, José Luiz Datena votou m uma escola no Morumbi, zona sul de São Paulo. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o apresentador de TV registrou seu voto por volta das 11h.
Marina Helena (Novo)
Ex-secretária do Ministério da Fazenda, Marina Helena (Novo) votou por volta das 11h30min. Em sua primeira eleição, a candidata chegou a uma escola no bairro Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, acompanhada da filha, Luna, de oito anos.
*Matéria em atualização. Até as 12h15min, dos principais postulantes à prefeitura de São Paulo, apenas Pablo Marçal, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), ainda não votou.