Nove candidatos disputam a prefeitura de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Brunno Dias, Carlos Muller, Dário, Lela, Marquito, Mateus Souza, Pedrão, Portanova e Topázio são os postulantes ao cargo.
O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 6 de outubro e, caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis
Brunno Dias
Brunno Andrade Dias, 38 anos, é natural de São Paulo (SP) e concorre pela primeira vez a um cargo político. Dias é filiado ao Partido da Causa Operária (PCO). Jair Fernandes de Aguiar Ramos, conhecido como Luiz Bento, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Brunno Dias.
Carlos Muller
Carlos Rogério Muller, 61 anos, é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e atua como professor do Ensino Fundamental. Muller é filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Roque Luiz Pegoraro, conhecido como Prof Roque, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Muller.
Dário
Dário Elias Berger, 67 anos, é natural de Bom Retiro (SC), empresário e foi prefeito de São José, outra cidade catarinense, em 1997 e 2001. Ainda, conquistou uma vaga no senado por Santa Catarina em 2014. Dário é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Maria Cláudia Goulart da Silva é a candidata a vice-prefeita na chapa de Dário.
Lela
Vanderlei Farias, 46 anos, é natural de Florianópolis, Graduado em Administração Pública e empreendedor. Lela, como é mais conhecido, foi vereador da cidade por dois mandatos e já foi secretário municipal da Cultura. Lela é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ana Carolina Andrade Baptista é a candidata a vice-prefeita na chapa de Lela.
Marquito
Marcos José de Abreu, 44 anos, é natural de Florianópolis, engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas, foi vereador por dois mandatos e, atualmente, é deputado estadual, eleito em 2022. Marquito é filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Claudia Regina Barbosa, conhecida como Claudia Zininha, é a candidata a vice-prefeita na chapa de Marquito.
Mateus Souza
Mateus Souza, 28 anos, é advogado e assistente administrativo da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Neste ano, o candidato assumiu a presidência do partido na capital catarinense. Ele também já concorreu a vereador da cidade em 2016. Olindina Corrêa, 51 anos, é a candidata a vice-prefeita na chapa de Mateus Souza.
Pedrão
Pedro de Assis Silvestre, 37 anos, é empresário formado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em 2012, concorreu a vereador do município e foi eleito, sendo reeleito em 2016. Pedrão é filiado ao Progressistas (PP). Coronel Pontes é o candidato a vice-prefeito na chapa de Pedrão.
Portanova
Rogério Portanova, 66 anos, é professor universitário, advogado formado pela PUCRS, mestre em Direito pela UFSC e possui doutorado em Sociologia e Antropologia da Política pela Université Paris 8. Portanova já concorreu a prefeito de Florianópolis, deputado federal e a governador de Santa Catarina, mas não foi eleito em nenhuma das ocasiões. Portanova é filiado ao Avante, representado pelo número 70. Katia Damaceno é a candidata a vice-prefeita na chapa de Portanova.
Topázio
Topázio Neto, 62 anos, é administrador e atual prefeito de Florianópolis, após a renúncia de Gean Loureiro, em 2022. O candidato busca a reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). Maryanne Mattos é a candidata a vice-prefeita na chapa de Topázio.