As propostas de prevenção à enchente estão entre as mais destacadas nos planos de governo dos principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Também são recorrentes as políticas de saneamento, transporte público, saúde, educação, habitação e segurança.
Confira os principais trechos do plano de Maria do Rosário (PT)
Proteção à enchente
- Cidade esponja: retenção da chuva para uso da água ou escoamento. Bacias de amortecimento, áreas permeáveis e telhados verdes.
- Geradores nas casas de bombas. Compra de caminhões hidrojato para limpeza da rede.
- Criação de estrutura pública, aos moldes do antigo DEP, dedicada à drenagem.
- Admite remoção de famílias de áreas de risco, com transição para moradias seguras.
- Sistema de monitoramento e alerta para tomar decisão antes do evento extremo.
- Humaitá, Sarandi e Navegantes: buscar resolver obras de contrapartida da Arena do Grêmio, intervenções de drenagem, recuperação de diques e dragagem de arroio.
- Construção de casas de palafita (elevadas sobre vigas) e ampliação da proteção na região das Ilhas.
Saneamento
- Dmae público. Nova Estação de Tratamento de Água na Lomba do Pinheiro.
- Interligar a distribuição dos sistemas de tratamento de água. Quando houver interrupção de fornecimento em uma estação, as demais socorrem.
Mobilidade
- Adoção gradual da tarifa zero no transporte de ônibus. O financiamento será feito prioritariamente com a Taxa de Mobilidade Urbana, paga pelas empresas por todos os seus trabalhadores efetivos, em substituição ao atual modelo em que o empregador adquire as passagens do trabalhador usuário. Empresas com menos de 10 funcionários têm desconto de 50%.
Habitação
- Construir um parque público de habitações temporárias e emergenciais para abrigar famílias em situação de risco, refugiados climáticos e mulheres sob violência.
- Oferta de moradia para aluguel equivalente a, no máximo, 30% da renda familiar. Usar imóveis residenciais da prefeitura para locação.
Saúde
- Retomar a gestão pública dos hospitais da Restinga e Independência e revisar outras terceirizações de unidades.