A última pesquisa Ipec para a Presidência da República neste segundo turno realizada no Rio Grande do Sul mostra Jair Bolsonaro (PL) mantendo a preferência dos gaúchos. Divulgado nesta sexta-feira (28), o levantamento registra que o presidente tem 50% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que os 49% registrados na medição anterior, sete dias atrás. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com os mesmos 42% aferidos em 21 de outubro. Brancos e nulos somam 4%, mesmo índice dos indecisos.
Quando a pesquisa contabiliza apenas os votos válidos, considerando somente aqueles atribuídos aos candidatos — que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza a contagem — Bolsonaro tem 54%, ante 46% de Lula. Neste cenário, Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Lula teve a mesma variação para baixo. Ambas as oscilações ocorrem dentro de da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando o Ipec não apresenta os nomes dos concorrentes, Bolsonaro tem 48%. Já Lula surge com 41%. Aqui, mais uma vez ambos oscilaram um ponto em sentido contrário. Bolsonaro teve variação positiva, passando de 47% para 48%. Lula teve oscilação negativa, de 42% para 41%.
A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1.808 pessoas em 87 municípios do Estado, entre 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-08796/2022.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.