Eleições

Eleições 2022
Notícia

Ipec divulga última pesquisa no RS para a Presidência no segundo turno

Levantamento foi realizado com 1.808 pessoas em 87 municípios do Estado, entre 26 e 28 de outubro

GZH

Montagem sobre fotos Presidência da República / Arte GZH
Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva estão na disputa pelo Palácio do Planalto neste segundo turno

A  última pesquisa Ipec para a Presidência da República neste segundo turno realizada no Rio Grande do Sul mostra Jair Bolsonaro (PL) mantendo a preferência dos gaúchos. Divulgado nesta sexta-feira (28), o levantamento registra que o presidente tem 50% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que os 49% registrados na medição anterior, sete dias atrás. Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com os mesmos 42% aferidos em 21 de outubro. Brancos e nulos somam 4%, mesmo índice dos indecisos.

Quando a pesquisa contabiliza apenas os votos válidos, considerando somente aqueles atribuídos aos candidatos — que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza a contagem —  Bolsonaro tem 54%, ante 46% de Lula. Neste cenário, Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Lula teve a mesma variação para baixo. Ambas as oscilações ocorrem dentro de da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando o Ipec não apresenta os nomes dos concorrentes, Bolsonaro tem 48%. Já Lula surge com 41%. Aqui, mais uma vez ambos oscilaram um ponto em sentido contrário. Bolsonaro teve variação positiva, passando de 47% para 48%. Lula teve oscilação negativa, de 42% para 41%.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento

A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1.808 pessoas em 87 municípios do Estado, entre 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-08796/2022.


Sobre pesquisas

O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

23:00 - 00:00