A terceira pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta quarta-feira (19). O levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 45%. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e pela Globo, votos brancos e nulos somam 4% e indecisos, 1%.
Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.
A segunda pesquisa Datafolha para o segundo turno, divulgada há cinco dias, mostrava Lula com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Bolsonaro, com 44% – mesmos percentuais da primeira pesquisa. Brancos e nulos eram 5%, e 1% se diziam indecisos.
A pesquisa apontou ainda que a rejeição do atual presidente é de 50%, enquanto a de Lula é de 46%. O levantamento anterior do instituto, divulgado em 14 de outubro, indicou que o atual presidente tinha 51% de rejeição, e o petista, 46%
No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,43% dos votos válidos – que desconsideram brancos e nulos –, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.
Na pesquisa Datafolha foram entrevistadas 2.912 pessoas entre segunda (17) e quarta-feira (19), em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.
A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-07340/2022.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.