No fim da tarde deste domingo (2), os três candidatos que lideram a eleição ao Senado pelo Rio Grande do Sul se reuniram com apoiadores em Porto Alegre para acompanhar a apuração dos votos.
Ana Amélia Lemos (PSD)
No nício da noite deste domingo, Ana Amélia Lemos (PSD) chegou à sala do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, onde deve acompanhar a contagem dos votos.
— Fiz o meu trabalho e uma campanha correta, honesta, transparente e muito respeitosa com os adversários, o que não aconteceu com o candidato (Mourão). A campanha termina com o resultado e com a certeza de termos combatido o bom combate — avaliou a candidata.
Em pesquisa divulgada na sexta-feira, a ex-senadora aparecia tecnicamente empatada com o concorrente Hamilton Mourão (Republicanos) na corrida eleitoral, liderada, então, por Olívio Dutra (PT). As primeiras parciais da apuração nesse domingo, no entanto, mostraram Ana Amélia em terceiro lugar.
— Todas as eleições são complicadas e têm o componente da imprevisibilidade. A pesquisa sinaliza uma tendência e a eleição pode ser alterada por um jogo sujo, quando se usa armas que não estão previstas nesse processo — considerou a candidata do PSD.
Hamilton Mourão (Republicanos)
O candidato Hamilton Mourão (Republicanos) aguarda o resultado do primeiro turno das eleições no Hotel Radisson, localizado na Avenida Coronel Lucas de Oliveira, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. O atual vice-presidente acompanha a apuração dos votos fumando charuto e demonstrando descontração, ao lado de aliados e correligionários.
Mourão tem a companhia da Comandante Nádia (PP), que deixou a disputa por uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, para reforçar a campanha do vice-presidente. A ex-candidata e vereadora esteve ao lado de Mourão em grande parte do tempo neste domingo, assim como a deputada federal Liziane Bayer (suplente de Mourão).
Neste domingo, após o café da manhã no hotel, Mourão acompanhou o candidato ao governo do RS, Onyx Lorenzoni (PL), em seu local de votação no bairro Ipanema, na zona sul da Capital. Em seguida, prestigiou a votação da Comandante Nádia, que retribuiu o apoio. Mourão votou na Associação Leopoldina Juvenil, às 10h. O candidato do Republicanos almoçou em uma churrascaria, onde tirou fotos com simpatizantes. Mourão passará a noite em Porto Alegre. A previsão é de que ele volte para Brasília na noite da segunda-feira (3).
Olívio Dutra (PT)
O candidato ao Senado do Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Olívio Dutra, chegou ao comitê, no bairro Cidade Baixa, às 16h50min, deste domingo (2). Na chegada, saudou partidários que o aguardavam na Avenida Lima e Silva. Na sequência, ele foi com a equipe para o segundo andar, onde acompanha a contagem dos votos.
Olívio começou o domingo votando na Escola LaSalle São João, na Zona Norte, por volta das 8h30min. Cerca de uma hora depois já estava ao lado do candidato ao governo do Estado Edegar Pretto (PT), no centro de Porto Alegre.
Em agosto deste ano, numa entrevista ao podcast Zona Eleitoral, Olívio justificou o motivo de ter aceitado o convite do partido para ser candidato ao Senado:
— Acho que está ameaçada a democracia no país. Não podemos vê-la assim e não lutar para que seja restabelecida, aperfeiçoada pelo protagonismo do próprio povo, qualificada e consolidada.