A apuração da eleição de 2022 para senador do RS começa a partir das 17h (horário de Brasília). Os dados serão atualizados em página especial do portal g1, conforme apuração e divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e podem ser conferidos no link abaixo.
Os resultados parciais da eleição para a Presidência do Brasil serão revelados a partir de 17h (horário de Brasília), mesmo horário do encerramento da votação.
Acomapanhe também a apuração dos votos para outros cargos nas eleições 2022:
O que faz um senador?
Os senadores são agentes públicos, eleitos pela população, que podem sugerir projetos de leis — que são avaliados por comissões de outros senadores, pela Câmara dos Deputados, e por fim, pelo presidente da República. Existem comissões de saúde, educação, segurança e outros temas importantes para a sociedade.
Se houver veto pelo presidente, o projeto de lei é novamente avaliado, aí por todos os senadores, e pelos deputados. Se decidirem que o projeto é coerente, eles derrubam o veto presidencial.
Empréstimos internacionais realizados pelos governos estaduais e por prefeitos precisam passar pela aprovação do Senado. O senador trabalha em Brasília e também junto com o presidente em outras funções, como na aprovação de indicações de cargos importantes — a nomeação do procurador-geral da República é um dos casos que precisa ter a aprovação dos senadores.
É de competência do Senado, ainda, julgar o presidente quando há crime de responsabilidade fiscal.
O mandado de um senador dura oito anos. Em uma eleição se troca um senador (como ocorrerá em 2022). Na seguinte, trocam-se dois.
Não pude votar, devo justificar?
Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia do pleito, a eleitora ou o eleitor pode, em até 60 dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título, pelo Sistema Justifica, disponível nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral.
Ou enviá-lo pela via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título, acompanhado da documentação que comprova a impossibilidade de comparecimento ao pleito. Caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente.
Como justificar o voto pela internet?
Todo cidadão que estiver apto para votar nas eleições de 2022 e não comparecer no respectivo dia para a votação deverá justificar a ausência. Caso não justifique, o cidadão ficará em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.
Há três maneiras de fazer a justificativa: de forma presencial, pelo site do TSE ou ainda pelo aplicativo e-Titulo. Confira o guia completo de GZH com o passo a passo para justificar o voto pela internet.