Ex-governador do Rio Grande do Sul (1999-2003) e ex-prefeito de Porto Alegre (1989-1993), Olívio Dutra retorna às urnas aos 81 anos. O candidato do PT tenta uma cadeira de senador da República, cargo ao qual concorreu há oito anos e ficou em segundo lugar.
— Acho que está ameaçada a democracia no país. Não podemos vê-la assim e não lutar para que seja reestabelecida, aperfeiçoada pelo protagonismo do próprio povo, qualificada e consolidada — disse ao podcast Zona Eleitoral, justificando por que disputa a única vaga ao Senado neste ano.
Olívio criticou o governo Bolsonaro e ainda falou sobre divisão política do Estado, antipetismo e erros do próprio partido.
A ordem das entrevistas do Zona Eleitoral com os concorrentes ao Senado pelo RS é estabelecida de acordo com a disponibilidade de agenda dos candidatos. Serão entrevistados os seis candidatos mais bem posicionados na pesquisa Ipec divulgada no dia 15 de agosto. Devido a empate, foram convidados os candidatos cujos partido ou coligação tem maior bancada no Congresso.