Eleitores de 45 municípios gaúchos precisam ficar atentos a mudanças nos endereços de seções eleitorais neste domingo (2). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), as alterações são provisórias, ou seja, terão validade somente para as eleições de 2022. De acordo com a Corte, a maior parte das trocas tem relação com problemas estruturais dos locais de votação.
A cidade que mais registrou mudanças nos endereços das seções eleitorais foi Porto Alegre – 29 ajustes realizados pelo Tribunal. Um dos locais que não terá votação neste ano é a Escola Estadual Presidente Roosevelt, no bairro Menino Deus.
A instituição enfrenta, desde o início de setembro, problemas com falta de luz após o furto da fiação elétrica. Os eleitores que costumam votar na escola tiveram as seções transferidas para o Foro Trabalhista de Porto Alegre, na Avenida Praia de Belas, número 1.432.
Depois da Capital, os municípios de Portão, no Vale do Sinos, com 12 ajustes, e Rio Grande, no Sul, com 11, registram os maiores números de seções modificadas para a votação deste ano.
A lista completa com as mudanças e quais seções foram afetadas você encontra aqui.
O TRE-RS recomenda que os eleitores consultem o local de votação com antecedência, tanto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto pelo aplicativo e-Título. Para atualizar o app com o endereço correto, a orientação do Tribunal é deslogar e logar novamente, para que os novos dados sejam acessados.