Eleitores gaúchos deverão ficar atentos a possíveis mudanças nos locais de votação para o pleito neste domingo (2). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), 201 pontos que foram usados nas eleições de 2020 foram desativados para o pleito deste ano.
O TRE-RS informou que a desabilitação destes locais passou por uma avaliação que incluiu diferentes fatores. Entre as razões estão a baixa procura de eleitores para o local, precarização ou deterioração da estrutura, o que inclui falta de energia elétrica, de água, de móveis, demolição, alagamento ou insegurança, falta de acessibilidade mínima e alteração na logística da zona eleitoral.
Ainda segundo o TRE, 102 novos locais foram criados para a votação. Destes, 75 foram cadastrados em definitivo e outros 27 serão temporários, ou seja, válidos apenas para a eleição de 2022.
Em razão das alterações dos locais de votação, há mudanças em 682 seções eleitorais. Ao todo, são afetados 149.681 pessoas — 1,74 % do eleitorado do RS.
Em todo o Rio Grande do Sul, 169 municípios terão algum tipo de mudança no local de votação. Quatro cidades apresentam o maior número de alterações de endereços: Porto Alegre, com 30 trocas, Erechim, no Norte, com 26, Farroupilha, na Serra, com 23, e Santa Maria, na Região Central, com 21 alterações.
A lista completa com as todas mudanças feitas pelo TRE-RS para votação no domingo pode ser encontrada neste link.
Como consultar o local de votação
Para evitar dificuldades em encontrar o local de votação no domingo, os eleitores podem fazer a consulta ao endereço com antecedência. A pesquisa pode ser feita em diferentes plataformas.
Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
- É preciso clicar em "Eleitor e eleições", na barra superior
- Na sequência, vá em "Eleições 2022"
- Depois, entre em"local de votação" — será necessário descer um pouco na página para encontrar este último tópico
Pelo aplicativo e-Título:
- Na página inicial do aplicativo — que é uma versão digital do título de eleitor —, é possível visualizar todos os dados. No menu principal, você clique em “Onde Votar”
- Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, a zona e o endereço. Além disso, haverá um mapa — basta clicar sobre o ícone azul que sugere uma rota até o local da votação
Pelo WhatsApp:
- O TSE disponibiliza um assistente virtual que pode ser acionado pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078
- No menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot”
- Em seguida, acesse“ver tópicos”
- Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”.