A corrida pela única das três cadeiras do Rio Grande do Sul em disputa no Senado este ano segue acirrada na nova pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (2) e encomendada pelo Grupo RBS. O ex-governador Olívio Dutra (PT) tem 28% das intenções de voto, seguido pela ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), com 25%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada em 15 de agosto, Olívio tinha 25% e Ana Amélia, 23%. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) segue na terceira colocação, com 18% — antes tinha 16%.
O trio aparece muito à frente dos demais candidatos. Esse segundo grupo é liderado por Comandante Nádia (PP), agora com 3%. Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã) e Professor Nado (Avante) têm 2% cada um. Airto Ferronato (PSB) e Fabiana Sanguiné (PSTU) têm 1% cada. Um total de 6% pretende votar em branco ou nulo e 12% ainda não definiram seu voto.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Olívio Dutra segue na frente, agora com 10%, contra 8% de Ana Amélia e 8% de Mourão.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1,2 mil pessoas, em 62 municípios do Rio Grande do Sul, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 dos casos. O levantamento foi registrado no TRE/RS sob o número RS-07668/2022.