O Ipec fez uma simulação de segundo turno entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) na pesquisa encomendada pelo Grupo RBS e divulgada nesta sexta-feira (2). Leite venceria com 49% das intenções de voto, contra 35% de Onyx. Os indecisos somam 6%, e outros 10% pretendem votar em branco ou nulo.
O Ipec fez simulação de segundo turno apenas entre Leite e Onyx porque são os únicos candidatos a alcançarem dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto do instituto. O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1,2 mil pessoas em 62 municípios do Estado, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. O levantamento foi registrado no TRE-RS sob o número RS-07668/2022.
O RESULTADO
Se a eleição para governador do Rio Grande do Sul tiver um segundo turno, em quem você votaria se tivesse de escolher entre:
- Eduardo Leite (PSDB): 49%
- Onyx Lorenzoni (PL): 35%
- Branco/nulo: 10%
- Não sabe/não respondeu: 6%