Por ter desistido da candidatura faltando apenas três dias para as eleições, a agora ex-postulante ao Senado Comandante Nádia (PP) seguirá tendo sua foto e número cadastrados em todas as urnas do Rio Grande do Sul. No entanto, os votos para ela não serão considerados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na apuração.
A candidatura não é mais válida porque, segundo o diretor de campanha da vereadora da Capital, Jorge Mendes, a equipe entregou a solicitação formal de suspensão na tarde desta quinta-feira (29). Contudo, não há tempo hábil para reconfigurar as urnas eletrônicas, que já se encontram lacradas e protegidas contra qualquer alteração.
Assim, a urna mostrará a foto da Comandante Nádia ao Senado caso seu número seja digitado, com nome, suplência, siglas do partido e da coligação, sem nenhuma menção à desistência dela. O voto que for confirmado será contado como nulo e não terá peso no resultado da eleição.
O PP, partido da Comandante Nádia, não poderá utilizar o número para outra candidatura, nem registrar outra pessoa como postulante a única vaga em disputa ao Senado.
Na manhã desta quinta-feira, Comandante Nádia anunciou, em entrevista coletiva, que desistiu de sua candidatura ao Senado para apoiar e pedir votos ao candidato Hamilton Mourão, do Republicanos. O movimento é uma estratégia para tentar impedir que o candidato Olívio Dutra, do PT, líder da mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ipec, seja eventualmente eleito ao senado.
Futuro político
Comandante Nádia manterá seus esforços de campanha nos próximos três dias para avisar seus eleitores sobre a renúncia da candidatura e pedir que eles votem no vice-presidente Mourão. Depois da eleição, ela seguirá com suas atividades na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, cargo para o qual foi eleita em 2020 com mandato válido até 31 de dezembro de 2024.
— Todo recuo, seja na vida profissional ou pessoal, causa uma certa tristeza. Apesar de ser um esforço pensado em torno da união por um ideal político, equipe e apoiadores sentem isso. O bem maior, agora, é a eleição do general Mourão, vamos mobilizar a militância para que isso aconteça. Saio pessoalmente vitoriosa dessa campanha, pois aprendi muita coisa sobre o Estado, a economia e nossa gente que antes eu não sabia — comentou Comandante Nádia.
Situação parecida
A candidatura de Airto Ferronato (PSB) também foi oficialmente suspensa junto ao TRE, mas não em tempo de reconfiguração das urnas eletrônicas. Assim, sua foto, nome, número e sigla também aparecerão na tela de quem digitar seu número, sem nenhuma menção à candidata Sanny Figueiredo (PSB).
Somente na apuração os votos confirmados que mostrar e Ferronato (PSB) serão computados para a candidata Sanny, pois o partido apresentou uma candidatura substituta dentro dos prazos legais estabelecidos no código eleitoral.