A mais nova pesquisa Ipec encomendada pelo Grupo RBS mostra Olívio Dutra (PT) se descolando dos demais candidatos na disputa da única vaga do Rio Grande do Sul no Senado nas eleições de 2022. Divulgado nesta segunda-feira (26), o levantamento registra 30% das intenções de voto para o petista. Em segundo lugar, Ana Amélia Lemos (PSD) tem 24%, seguida por Hamilton Mourão (Republicanos), com 21%.
A medições no cenário estimulado, em que os eleitores recebem um cartão com os nomes dos candidatos, exibe Olívio oscilando dois pontos para cima, de 28% para 30%. Já Ana Amélia variou de 25% para 24%. Nesse cenário, eles não estão mais tecnicamente empatados. Como a margem de erro da nova pesquisa é de dois pontos percentuais, Olívio tem entre 32% e 28%, enquanto Ana Amélia registra entre 26% e 22%. Mourão segue na terceira colocação, mas diminuiu pela metade a diferença para Ana Amélia. Na pesquisa anterior, ela tinha 25% e ele, 19%.
O trio permanece muito à frente dos demais candidatos. Comandante Nádia (PP) manteve os 3% da duas últimas pesquisas. Professor Nado (Avante) oscilou de 1% para 2% e os demais não conseguiram alcançar 2%. Um total de 6% pretende votar em branco ou nulo e 11% ainda não definiram seu voto.
Nos votos válidos, considerando somente aqueles atribuídos aos candidatos — que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza os votos —, Olívio oscilou de 35% para 37%, enquanto Ana Amélia variou de 30% para 28%. Mourão passou de 23% para 25%.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Olívio Dutra tem agora 17%, quatro pontos a mais na comparação com a pesquisa anterior. Mourão surge em segundo lugar, com 15% — tinha 13% na última medição. Se antes Olívio e Mourão estavam nominalmente empatados, ambos com 13%, a igualdade agora só se dá no limite da margem de erro. Ana Amélia oscilou um ponto para cima, passando de 9% para 10%.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa tradicional, que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. O Ipec é formado por técnicos e executivos do antigo Ibope, que deixou de fazer pesquisas eleitorais. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral.
A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1.808 mil pessoas, em 85 municípios do Rio Grande do Sul, entre 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 dos casos. O levantamento foi registrado no TRE/RS sob o número RS-04810/2022.