Encomendada pela TV Globo e divulgada na noite desta segunda-feira (12) no Jornal Nacional, a quarta rodada da pesquisa de intenção de votos Ipec apontou que 80% dos eleitores brasileiros dizem estar decididos em quem votarão para presidente nas eleições deste ano. Outros 20% responderam que ainda podem mudar de voto.
O levantamento aponta que os eleitores mais decididos são os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os que dizem que vão votar no petista, 86% dizem que a escolha é definitiva. Já entre os que escolheram Bolsonaro, 84% dizem que já estão decididos. Os dados são do portal G1.
Mais da metade (52%) dos eleitores de Ciro Gomes (PDT), no entanto, dizem que ainda podem mudar de voto. Ele aparece em terceiro lugar na pesquisa estimulada do primeiro turno. O Ipec também aponta que os eleitores de outros candidatos estão menos decididos, pois 60% dizem que ainda podem mudar de voto.
A quantidade de eleitores totalmente decididos deste levantamento é um ponto percentual acima do registrado no levantamento anterior, em 5 de setembro, quando 79% disseram estar decididos.
O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios. Margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.