A nova pesquisa de intenção de votos do Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada na noite desta segunda-feira (12) no Jornal Nacional, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31%, no primeiro turno da corrida pela Presidência da República em 2022. O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) está com 4%.
Branco ou nulo somam 6% e 4% não sabem ou não responderam. Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) seguem com 1% cada. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um. Pablo Marçal (Pros) não consta mais na pesquisa do Ipec porque o TSE indeferiu sua candidatura.
Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 5 de setembro, Lula oscilou dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo – antes, tinha 44%; Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual anterior.
Para o segundo turno, Lula tem 53% das intenções de voto e Bolsonaro, 36%.
A pesquisa foi realizada entre 9 e 11 de setembro, com 2.512 entrevistados em 158 municípios. Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.