Apesar da pressão da direção nacional pelo apoio a Onyx Lorenzoni (PL), o União Brasil optou por apoiar Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do RS. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do partido na noite desta quinta-feira (4).
A live teve início às 23h e durou pouco mais de 20 minutos. Acompanhado por Leite, pelo governador Ranolfo Vieira Júnior e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato, justificou a escolha:
— Aqui no União Brasil não pensamos em projetos pessoais, mas em um projeto maior que é o Rio Grande do Sul — disse.
Em sua fala, Leite defendeu a liberdade e a democracia e criticou as polarizações do cenário político. Ele agradeceu à sigla pelo apoio e ressaltou a importância da convergência e cooperação entre os partidos.
— Sei da responsabilidade que carrego em receber o apoio deste, que é um dos maiores partidos do Brasil — disse o tucano.
Após indicação de Gabriel Souza (MDB) como vice na chapa de Leite, o União Brasil, que almejava a vaga ao lado do tucano, vinha deliberando sobre a possibilidade de apoiar a candidatura de Onyx.
Nesta quinta, Onyx e correligionários passaram a tarde reunidos com Busato. Ao final do encontro, o ex-prefeito de Canoas optou pelo silêncio e informou, via assessoria, que a decisão derradeira seria tomada apenas na sexta-feira — o que acabou ocorrendo antes do fim do dia.