A exatos dois meses do primeiro turno das eleições de 2022 e com todas as convenções partidárias realizadas, o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul está definido em relação aos candidatos ao governo do Estado, mas ainda é de incerteza no que diz respeito aos vices. São 10 postulantes ao Piratini confirmados, mas em dois casos ainda não há nomes de vices.
Um dos casos é o de Onyx Lorenzoni (PL). A sua candidatura ainda tenta atrair o apoio do União Brasil – partido que tem o maior tempo de propaganda de televisão e o maior fundo eleitoral – dando à legenda o espaço de vice.
O União Brasil é a "noiva" desta reta final de definição das chapas no Estado. O partido chegou a aprovar em convenção a aliança com Eduardo Leite (PSDB), mas está reavaliando o cenário depois de o tucano confirmar que a vaga de vice ficaria com o MDB. Diante do impasse, PSDB, MDB e União Brasil têm um encontro decisivo nesta terça-feira.
— Na reunião, eu só vou ouvir. Se a reunião for para comunicar que a candidatura a vice na chapa é do MDB, provavelmente vamos conversar com a nossa executiva nacional e procurar outro caminho. Ainda acredito que o (ex-) governador (Eduardo Leite) vai nos chamar para perguntar primeiro se abrimos mão da vice – afirma Luiz Carlos Busato, presidente estadual do União Brasil, cuja decisão deve ser tomada nesta quarta-feira (3), após a última rodada de negociações entre os partidos.
A outra vaga de vice em aberto está na candidatura de Vieira da Cunha, do PDT. Os trabalhistas também cortejaram, nesta terça-feira, o União Brasil, para o qual essa aliança é a menos provável. Contudo, conta a favor da aproximação dos dois partidos a relação próxima entre Vieira da Cunha e Busato.
Já considerando a possibilidade real de concorrer com uma chapa pura, o PDT sondou a vereadora Professora Regina (PDT), de Passo Fundo, como solução caseira para ser vice de Vieira da Cunha. Em paralelo a esse movimento, outra ala do partido tenta emplacar o nome da vereadora suplente de Porto Alegre Atena Beauvoir Roveda (PDT).
Conforme o calendário eleitoral, os partidos têm até sexta-feira (5) para realizar as convenções, momento no qual são definindos os candidatos. Caso a convenção tenha repassado a decisão final à executiva partidária, os nomes podem ser escolhidos até a data-limite de 15 de agosto, último dia para registro das candidaturas.
O calendário eleitoral permite o início das campanhas em 16 de agosto - em rádio e TV, ela começa em 26 de agosto. O primeiro turno ocorrerá em 2 de outubro e o segundo, em 30 de outubro.
Indefinição nas candidaturas ao Senado
Também há indefinição em três candidaturas ao Senado. Lasier Martins (Podemos) foi definido candidato ao Senado em convenção de seu partido, mas ainda reavalia a candidatura. O PSC deve anunciar a candidatura de Maristela (PSC), mas o nome ainda não é tratado como oficial pelo partido. No PDT, o nome do candidato ao Senado segue em aberto.
Veja abaixo o panorama de candidaturas ao governo do RS
PCB
- Carlos Messalla (PCB) - candidato a governador do RS
- Edson Canabarro (PCB) - candidato a vice-governador
- Não terá candidato ao Senado
PT
- Edegar Pretto (PT) - candidato a governador do RS
- Pedro Ruas (PSOL) - candidato a vice-governador do RS
- Olívio Dutra (PT) - candidato ao Senado
PSDB
- Eduardo Leite (PSDB) - candidato a governador do RS
- Gabriel Souza (MDB) - candidato a vice-governador do RS
- Ana Amélia Lemos (PSD) - candidata ao Senado
- Lasier Martins (Podemos) - candidato ao Senado
PP
- Luis Carlos Heinze (PP) - candidato a governador do RS
- Tanise Sabino (PTB) - candidata a vice-governadora do RS
- Nádia Gerhard (PP) - candidata ao Senado
PL
- Onyx Lorenzoni (PL) - candidato a governador do RS
- Candidato a vice-governador em aberto
- Hamilton Mourão (Republicanos) - candidato ao Senado
PSTU
- Rejane de Oliveira (PSTU) - candidata a governadora do RS
- Vera Rosane de Oliveira (PSTU)- candidata a vice-governadora do RS
- Fabiana Sanguiné (PSTU) - candidata ao Senado
Novo
- Ricardo Jobim (Novo) - candidato a governador do RS
- Rafael Dresch (Novo) - candidato a vice-governador do RS
- Não terá candidato ao Senado
PSC
- Roberto Argenta (PSC) - candidato a governador do RS
- Nivea Rosa (Solidariedade) - candidata a vice-governadora do RS
- Candidato ao Senado em aberto
PSB
- Vicente Bogo (PSB) - candidato a governador do RS
- Josi Paz (PSB) - candidata a vice-governadora do RS
- Airton Ferronato (PSB) - candidato ao Senado
PDT
- Vieira da Cunha (PDT) - candidato a governador do RS
- Candidato a vice-governador em aberto
- Candidato ao Senado em aberto