Terceiro maior colégio eleitoral gaúcho, Canoas, na Região Metropolitana, decidirá a eleição para a prefeitura em segundo turno, no próximo dia 29. A disputa ocorrerá entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Carlos Busato (PTB), e Jairo Jorge (PSD).
Com 100% das urnas apuradas às 22h48min, Jairo Jorge recebeu 45,20% dos votos válidos, enquanto o adversário somou 34,48%. Nos próximos dias, a campanha, marcada por troca de farpas e disputas judiciais, promete acirrar os ânimos.
O candidato do PTB acompanhou a apuração no seu comitê, na Rua Victor Barreto. Busato estava confiante de que iria ao segundo turno. Ele ressaltou que “a população está reconhecendo” o trabalho feito nos últimos quatro anos, citando avanços no combate a alagamentos, saúde e educação:
— Apesar de toda a dificuldade que tivemos, da pandemia, da crise nacional econômica, a gente conseguiu, nesses quatro anos, fazer muito mais que o nosso antecessor em oito anos. Vamos continuar mostrando um trabalho com seriedade, honestidade, mostrar a que a gente veio.
Jairo Jorge chegou no comitê por volta das 21h40min, aclamado por um grupo que o esperava na Rua Doutor Barcelos. Ele acompanhou boa parte da apuração em casa.
Havia uma expectativa de eleição em primeiro turno, mas Jairo disse que vê de forma positiva o resultado "porque o povo pediu mais tempo para debater". Ele voltou a afirmar que se estabeleceu um "caos" na saúde, e destacou:
— Eu tenho experiência, sei o que deu certo, sei o que deu errado, e me sinto preparado para tirar Canoas da crise em que ela está. Agora vamos poder comparar o que eu fiz e o que ele (Busato) fez, ou não fez.
Jairo Jorge
Natural de Canoas, Jairo Jorge (PSD) foi eleito prefeito da cidade pelo PT em 2008 e reeleito na eleição seguinte com 71,27% dos votos. Em 2018, ele se candidatou ao governo do Estado pelo PDT, ficando em quarto lugar, atrás de Eduardo Leite, José Ivo Sartori e Miguel Rosseto. Orgulha-se de dizer que visitou todos 497 municípios gaúchos, plantando árvores como símbolo de esperança e crescimento, mas ganhou em dois municípios: Canoas e Eldorado do Sul.
Ele é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi candidato a prefeito em Canoas pela primeira vez com apenas 22 anos, em 1985. Em 1988, se elegeu vereador.
Jairo Jorge foi secretário-executivo do Ministério da Educação em 2005. Aos 57 anos, é casado com a produtora cultural Thaís Pena, tem dois filhos e um neto.
Tendo como vice o ex-vereador e ex-deputado estadual Nedy de Vargas Marques, do Solidariedade, Jairo Jorge, 57 anos, está à frente da coligação AMO Canoas, composta por PSD, Solidariedade, Avante, PV, PSB, Podemos, Patriota.
Luiz Carlos Busato
Luiz Carlos Busato (PTB) é o atual prefeito de Canoas. Nas eleições de 2016, ele conquistou 51,25% dos votos válidos, contra 48,75% da ex-vice-prefeita de Jairo Jorge, Beth Colombo (PRB).
Busato concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2004, quando foi eleito vereador. Dois anos mais tarde, foi eleito deputado federal, conquistando a reeleição em 2010. Assumiu a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, no governo de Tarso Genro, e voltou à Brasília em 2014.
Natural de Santa Catarina, Luiz Carlos Busato é arquiteto, já foi professor universitário e funcionário público da prefeitura de Canoas por 10 anos. Aos 72 anos, é pai de dois filhos e tem dois netos.
Na chapa, o candidato a vice-prefeito é o vereador Dario Silveira (PDT). A coligação foi formada por sete partidos: além do PTB e PDT, tem MDB, Rede, PL e DEM.