O diretório metropolitana do PDT realiza um ato, nesta quarta-feira (18), em Porto Alegre, para formalizar o apoio da legenda à candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB) na disputa de segundo turno da Capital.
No evento, foi entregue a Manuela uma carta do partido em que o PDT afirma que o “apoio se funda, pura e simplesmente, em ideais programáticos e no antibolsonarismo, no combate ao ódio e ao rancor”, concluindo que, "ainda que com diferenças, a candidatura de ManueláD'Ávila é aquela que mais se assemelha ao nosso projeto”.
O documento elenca 12 compromissos considerados fundamentais pelos pedetistas e que são esperados de Manuela em troca do apoio. Os itens estiveram presentes na campanha de Juliana Brizola, candidata derrotada do PDT que ficou em quarto lugar no primeiro turno.
Nessa lista de compromissos, aparecem, por exemplo: revogar as alterações na lei do plano de carreira dos servidores públicos realizadas no atual governo, zerar o déficit de vagas na educação infantil, implementar a creche noturna para a mãe trabalhadora, não privatização das empresas Procempa, Carris, Dmae e DEP, e ampliar os postos de saúde com atendimento até as 22h.
O PDT decidiu nesta terça (17) apoiar Manuela, ainda que parte da legenda em Porto Alegre preferisse manter a neutralidade no segundo turno. Em 2016, Juliana Brizola concorreu como vice de Melo (MDB), que agora está no segundo turno contra Manuela.
Leia a íntegra do documento do PDT
"Levamos nossas propostas ao povo de Porto Alegre com a certeza de sermos a melhor opção para governar a cidade. Continuamos com os mesmos sonhos, nas mesmas buscas, com o compromisso de levar adiante nosso projeto. Assim, o Partido Democrático Trabalhista, através da deliberação de seus representantes, tendo em vista a disputa de segundo turno nas eleições municipais, vem tornar público seu apoio programático à candidatura de Manuela D’Ávila, mediante os seguintes compromissos.
- Dar cumprimento à lei da Escola de Tempo Integral, implementando CIEP’S, nos moldes de Leonel Brizola.
- Revogar as alterações na lei do plano de carreira dos servidores públicos realizadas no atual Governo.
- Zerar o déficit de vagas na educação infantil.
- Implementar a creche noturna para a mãe trabalhadora.
- Retomar a hora atividade para planejamento e estudo dos professores da Rede Municipal.
- Não privatização das empresas Procempa, Carris, Dmae e DEP.
- Manter a gestão pública do Mercado Público.
- Fortalecer o SUS, com foco no combate à pandemia, e retomar o programa de Saúde da Família.
- Ampliar os postos de saúde com atendimento até as 22h.
- Dar fim ao desabastecimento de água em Porto Alegre, como nas localidadesda Lomba do Pinheiro e Morro Santana.
- Política permanente de regularização fundiária e produção habitacional.
- Implementar o Plano de Desenvolvimento Municipal para geração de emprego e renda na cidade.
O Partido Democrático Trabalhista tem compromisso com o desenvolvimento nacional, com a geração de emprego e renda, com o povo trabalhador, com as mulheres, jovens e, fundamentalmente, com as crianças. Importante ressaltar que este apoio se funda, pura e simplesmente, em ideais programáticos e no antibolsonarismo, no combate ao ódio e ao rancor. Neste sentido, ainda que com diferenças, a candidatura de Manuela D'Ávila é aquela que mais se assemelha ao nosso projeto."