O PDT decidiu, na noite nesta terça-feira (17), apoiar Manuela, do PCdoB, no segundo turno das eleições em Porto Alegre. A decisão foi tomada após reunião da executiva municipal, em que a maioria votou pelo apoio. O partido concorreu as eleições municipais de 2020 com Juliana Brizola, e conquistou o quarto lugar na disputa.
O apoio será formalizada por Juliana, que deve se encontrar com Manuela nesta quarta-feira (18). Juliana, inclusive, manifestou apoio a Manuela, ainda antes do fim da reunião do partido, por meio das redes, e divulgou a decisão também no Twitter.
"Apresentaremos carta compromisso com posições que não abrimos mão. Como dito anteriormente, não seremos puxadinho de ninguém. Queremos compromisso com as causas e com a cidade", disse ela.
Além dela, outros dois grandes nomes do partido contaram a favor de Manuela: o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o ex-ministro Ciro Gomes, que foi candidato ao Planalto pelo partido em 2018.
— Manuela é muito preparada, já foi deputada, é uma mulher de fibra e corajosa. Cada vez mais a gente se convence que a mulher deve ocupar todos os espaço que puder. Então a executiva decidiu pelo apoio. Além das qualidades pessoais dela, a aproximação de Melo a Bolsonaro nos afastou de vez da possibilidade de ficarmos neutros — afirmou Lupi, que participou do encontro como convidado.
Durante à tarde, o presidente metropolitano do PDT, Pompeo de Mattos, havia avaliado que a tendência era de aproximação com Manuela, mas ponderou sobre a candidata do PCdoB ter "derrubado pontes desnecessárias" entre os partidos, por ter entrado com uma ação na Justiça contra o PDT, segundo ele. No entanto, Pompeo também cita a aproximação de Melo a Bolsonaro como algo negativo.
Na segunda-feira (16), Manuela havia selado aliança com o PSOL. Nesta terça, ela recebeu apoio também vindo da periferia da Capital. Líderes comunitários, integrantes de movimentos sociais e um dos vereadores eleitos mais votados no último domingo (15), o historiador Matheus Gomes (PSOL), decidiram reforçar a campanha da candidata no segundo turno. A Rede Sustentabilidade, que havia apoiado Juliana Brizola no primeiro turno, também declarou apoio a ela, com endosso do principal nome do partido, Marina Silva.