O candidato do MDB à prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo, votou no início da tarde deste domingo (29), acompanhado da esposa, Valéria Leopoldino, do filho Pablo Melo, do candidato a vice, Ricardo Gomes (DEM), e de vários apoiadores. O emedebista votou na Escola Paraíba, no bairro Aberta dos Morros, zona sul da Capital.
Enquanto a esposa votava, Melo chamou a reportagem de GZH para reforçar uma preocupação que já tinha manifestado no início da manhã: a alta abstenção. Pelos locais de votação onde passou, perguntava para os fiscais como estava a presença de eleitores.
Sobre a pandemia, o candidato também disse que, caso eleito, gostaria de se reunir com o prefeito Nelson Marchezan já na segunda-feira (30). Admite ainda a possibilidade de manter integrantes da atual equipe de combate ao coronavírus na Capital.
Melo reforçou que tem um posicionamento de não fechar a economia, mas demonstrou preocupação com o avanço da doença. Disse ter conversado com médicos na última semana para se atualizar com mais profundidade sobre a situação.
Sobre a crise econômica, voltou a dizer que enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para parcelamento de impostos. Também reafirmou sua intenção de estimular o microcrédito para pequenos empreendedores.
A manhã do candidato foi marcada por entrevistas, principalmente, com algumas paradas para tomar um cafezinho. Depois de votar, almoçará em casa, onde aguardará a apuração. Uma entrevista coletiva está agendada para comentar os resultados, quando forem divulgados.