Ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati teve o nome chancelado na convenção do PTB, neste sábado (12), para disputar mais uma vez a prefeitura da Capital. Ainda sem vice definido, Fortunati defendeu o diálogo e a necessidade de um pacto com a comunidade para superar a crise e pavimentar saídas no pós-pandemia.
À frente da Capital por seis anos, entre 2010 e 2016, Fortunati, disse, em transmissão ao vivo na internet, estar honrado por voltar a concorrer ao cargo. De antemão, prometeu não disputar a reeleição, caso seja eleito em novembro. E também pregou união.
— A armadilha mais comum desses dias é colocar lenha na fogueira, grenalizar os assuntos, grenalizar a política, soprar a brasa que joga a esquerda e a direita uma contra a outra. Não é hora de ser extremista. É hora de ser porto-alegrista — declarou, mencionando o slogan que norteará a campanha.
Na avaliação de Fortunati, a atual gestão, de Nelson Marchezan (PSDB), peca pela falta de diálogo. O ex-prefeito promete reverter a situação e, "conversando com todos", trabalhar pela retomada da economia. Ele também pretende dedicar especial atenção à educação, por entender que "não dá para pensar 2021 como ano letivo normal", e à saúde, para garantir que Porto Alegre tenha acesso à vacina contra o coronavírus assim que ela chegar ao mercado.
Presidente do PTB municipal, Everton Braz destacou a experiência de Fortunati como um diferencial:
— Nesse momento de ansiedades e de muita apreensão, fomos buscar alguém que pudesse nos liderar, que tivesse a serenidade, a capacidade e a grandeza de construir um grande diálogo e um pacto capaz de conduzir a nossa cidade nos próximos quatro anos até um porto seguro.
Na convenção, que teve a participação de lideranças do Patriota e do Podemos, integrantes da coligação, o PTB definiu 49 postulantes à Câmara de Vereadores da Capital. O próximo passo, agora, é escolher quem ocupará a vaga de candidato a vice-prefeito.
Até a manhã deste sábado, o partido trabalhava para convencer o PP a aderir à chapa, mas, como Gustavo Paim foi aclamado candidato a prefeito neste sábado, isso não será mais possível. A reviravolta (Paim havia desistido de concorrer na sexta-feira) pegou até mesmo Fortunati de surpresa.
— Falei com Paim hoje (sábado) e disse que respeitamos a candidatura dele e que nos retiramos do processo (de incluir o PP na coligação). Estamos agora discutindo com outros partidos, mas ainda não posso adiantar os detalhes — disse Fortunati.