O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) avalia como correta e suficiente em termos de segurança sanitária a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ampliar o horário de votação em uma hora. Nesta sexta (28), foi anunciado que as seções eleitorais serão abertas às 7h, uma hora antes do habitual. O fechamento seguirá ocorrendo às 17h.
Na avaliação do presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, a ampliação de horário, associada às demais medidas de proteção, vai garantir a segurança de eleitores e mesários.
– No nosso entendimento e com base em todas as orientações e parecer da área sanitária, atende as necessidades do TRE-RS. Não acreditamos que fosse necessária uma prorrogação maior de horário. Vamos escalonar, com o primeiro horário da manhã para as pessoas de mais idade. Pensamos que foi uma decisão correta. Vai flexibilizar o atendimento e, principalmente, junto com outras medidas que vamos adotar, podemos assegurar que a saúde do eleitor e dos mesários estará absolutamente preservada – avaliou Villarinho.
O presidente do TRE-RS também apontou que é inevitável que haja formação de filas, mas destacou que haverá medidas para garantir o distanciamento e evitar as aglomerações.
– As filas não temos como impedir, porque o número de eleitores persiste. O que o TRE-RS vai fazer é justamente organizar essas filas, começando pela distribuição de horários. Vamos fazer uma conscientização para que o eleitor utilize todo o período das 7h às 17h. Normalmente, o pessoal vai votar muito de manhã e, às vezes, de tarde tem baixo comparecimento. Vamos fazer campanhas no sentido de conscientizar e dispersar horários. E, para evitar aglomeração, já foi suprimida a biometria – apontou Villarinho.
Além da ampliação de horário e das medidas de proteção a eleitores e mesários, o TRE-RS conta com a redução de riscos de contágio até novembro, quando serão realizados primeiro e segundo turnos.
– Há uma expectativa científica das autoridades de que, em meados de novembro, o risco de contágio estará muito menor do que hoje. Claro que vai haver risco e cuidados, mas também temos que contar que deverá, felizmente, estar descendente o risco de contágio – acrescentou Villarinho.
Com a ampliação de horário de votação, os mesários também trabalhão uma hora a mais. A Justiça Eleitoral ainda estuda a possibilidade de ampliar o subsídio de alimentação repassado aos mesários, por conta do horário estendido.
O primeiro turno das eleições de 2020 está marcado para 15 de novembro e, o segundo, nos municípios em que for necessário, para 29 de novembro.