As últimas 800 urnas eletrônicas que faltavam ser distribuídas para três zonas eleitorais de Porto Alegre foram transportadas em vans da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Rua Ernesto da Fontoura, no bairro São Geraldo, na Zona Norte, na manhã deste sábado (6). A expectativa do órgão é finalizar o serviço o início da tarde para que todos os equipamentos sejam testados ainda neste sábado para estarem em funcionamento pleno no momento das eleições.
De acordo com o coordenador de eleições de Porto Alegre, Cássio Vicente Zasso, outras 2,4 mil já haviam sido transportadas na sexta-feira (5). Os equipamentos deixam o depósito lacrados, já com as informações dos eleitores e dos candidatos e com as respectivas cabines. As urnas ainda serão testadas neste sábado.
— Assim que as urnas são entregues, são colocadas no local já preparadas para amanhã (domingo), ligadas para ver se estão funcionando. Se alguma apresentar problemas, é chamada a equipe de socorro para que seja trocada — explica.
Mesmo ligadas, as urnas não podem ser alteradas, já que estão com um bloqueio. A imagem que aparece, segundo o TRE, é que o funcionamento dela se dará somente a partir das 7h do dia 7. Para garantir a segurança das urnas, a Brigada Militar e a Polícia Federal estão de sobreaviso desde quinta-feira (4) para que locais de votação de "maior risco" sejam patrulhados.
A eleição deste ano no Rio Grande do Sul contará com 27.384 urnas distribuídas em 27.274 seções, segundo o TRE. Uma empresa terceirizada faz a entrega percorrendo 1.290 rotas de distribuição. Há diversos modelos do aparelho em uso atualmente, com fabricação entre 2006 e 2015. Como a vida útil de cada unidade é de cerca de 10 anos, a maioria das que está em funcionamento está em atividade desde 2009.
Em caso de imprevistos, quando o equipamento precisa ser trocado, o tribunal tem à disposição um acervo total em torno de 33 mil unidades. Para garantir agilidade, além das previstas para estarem em uso no processo eleitoral, costuma-se deixar preparado efetivo extra de 10% desse montante. As que eventualmente forem substituídas passam a integrar o cota de reforço para nova necessidade de mudança.