O Solidariedade confirmou, na manhã desta terça-feira (16), o apoio ao candidato a governador Eduardo Leite (PSDB) neste segundo turno. No primeiro turno, a legenda havia apoiado Jairo Jorge (PDT). O anúncio foi feito em ato na sede do partido, com a presença do candidato ao Piratini.
Neste pleito, o SD elegeu um deputado estadual para a Assembleia gaúcha – Neri O Carteiro –, mas nenhum na Câmara dos Deputados. Secretário-geral da sigla no Rio Grande do Sul, Marco Vieira diz que o apoio a Eduardo Leite se dá em virtude "do estado em que se encontra o atual governo do Rio Grande do Sul" e pela falta de perspectiva de melhora, na visão da sigla, caso José Ivo Sartori (MDB) seja reeleito.
— Tivemos várias conversas com o governador e ele não demonstrou nenhum projeto para alavancar o Estado. Só falou do plano de adesão ao regime de recuperação fiscal da União. Mas o Rio Grande do Sul já está há mais de um ano sem pagar a dívida (por liminar na Justiça) e nada foi feito. Se o projeto para o Estado é esse, não vai funcionar — afirmou.
Vieira acrescentou que o Solidariedade vê potenciais resultados na segurança que podem ser trazidos pelo candidato a vice-governador da chapa de Leite, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, e na educação, após "o projeto de inovação em educação que foi feito em Pelotas".
Na área da saúde, o SD se interessou com o comprometimento do candidato do PSDB em implantar postos de saúde que funcionem até as 22h em cidades com até 50 mil habitantes.